Moda, Música, Noticias, Entrevistas e muito mais.

Pages

quarta-feira, 2 de novembro de 2011


Tribos e Tribos

As tribos urbanas, também chamadas de subculturas ou subsociedades (ou metropolitanas ou regionais são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir. Um exemplo conhecido de tribo urbana são os punks. Segundo Michel Maffesoli, o fenômeno das tribos urbanas se constitui nas "diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este".


A expressão "tribo urbana" foi criada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, que começou usá-la nos seus artigos a partir de 1985. A expressão ganha força três anos depois com a publicação do seu livro Le temps des tribus: le déclin de l'individualisme dans les sociétés postmodernes

Gótico era um termo utilizado pelos romanos para designarem tribos bárbaras. Na época renascentista, começou-se a chamar Gótico a um estilo de arquitectura utilizado na Idade Média, com um sentido prejorativo.
No século XVIII, o termo Gótico foi mais uma vez utilizado, mas desta vez para designar um género literário de horror, a Literatura Gótica, caracterizada pelo seu clima sombrio e soturno
E foi com esta ideia de um visual sombrio que os jornalistas começaram a chamar góticas a algumas das bandas do final dos anos 70. As bandas apontadas pelos jornais como góticas tinham pouca ou nenhuma relação entre si quanto à sua música, o que tinham em comum é que, para além de terem surgido a partir do punk, as música tinham uma grande introspecção e valorização dos próprios pensamentos, sentimentos e atitudes.                     

Punk rock é um género musical derivado do rock, que surgiu por volta de 1976. As bandas que mais impulsionaram o punk foram os Ramones, que surgiram primeiro, nos Estados Unidos, os Sex Pistols, e os Clash, ambos do Reino Unido. Embora eu ache que os Sex Pistols eram os que tinham a veradeira atitude punk.
As bandas punk fizeram grande contraste com as do rock and roll, com os seus grandes solos instrumentais, com músicos muito experientes. As músicas do punk eram mais simples e curtas, sendo que o que importava pricipalmente era a atitude.Os punks são conhecidos principalmente por defenderem o anarquismo e por sustentarem valores como anti-machismo, anti-homofobia, anti-fascismo, amor livre, antilideranças, liberdade individual, autodidatismo, iconoclastia, e cosmopolismo. 
 
Toda patricinha vive de grupinho e todas sempre estão bem arrumadinhas. Sabe aquelas meninas que se juntam e você fica olhando e olhando para saber o que elas estão tramando ou conversando?? Tchan,tchan Yes!!Elas mesmas!! As PATRICINHAS!

O colegio é o lugar onde elas deixam bem claro que são pattys vivemos inventando moda e usando roupas diferentes. Mas lógico que o lugar mais comum para identificar uma patricinha com certeza é no shopping, nossa segunda casa, sempre rodeadas de amigas, são muito educadas e respeitadas pela maioria das pessoas.

E quem foi que disse que patricinha só usa roupa de griffe?? Seja quem for que falou, é uma grande mentira, nem todos os guarda-roupas são feitos de roupas de Cher (As patricinhas de Beverlly Hills) e Elle (legally Blonde). 
Os hippies eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 60. Adotavam um modo de vida comunitário ou estilo de vida nômade, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã, abraçavam aspectos de religiões como o budismo, hinduismo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana. Eles enxergavam o paternalismo governamental, as corporações industriais e os valores sociais tradicionais como parte de um establishment único, e que não tinha legitimidade.
características associadas aos hippies:
Roupas de cores brilhantes, e alguns estilos incomuns, (tais como calças boca-de-sino, camisas tingidas, roupas de inspiração indiana)

* Predileção por certos estilos de música, como rock psicodélico Grateful Dead, Jefferson Airplane, Janis Joplin e soft rock como Sonny & Cher; ou mais recentemente Phish, String Cheese Incident, the Black Crowes, ou a "trance music" de Goa;

* Às vezes tocar músicas nas casas de amigos ou em festas ao ar livre como na famosa "Human Be-In" de San Francisco, ou no Festival de Woodstock em 1969. Atualmente, há o chamado Burning Man Festival (veja link no final);

* Amor livre (veja também: revolução sexual). É curioso notar que muitos hippies, porém, não toleravam as relações sexuais ou amorosas entre homens, apenas entre mulheres;
Agora falando um pouco sobre os rockeiros: os rockeiros gostam de se vestir com calças jeans, camisas de bandas de rock e tem uma cara mais seria, eles são um pouco mais agrecivos com todos principalmente com os punks porque antes do punk rock surgir o rock’n roll era um estilo serio, após o punk rock a visão de rock’n roll ficou um pouco diferente, sempre bom, porém agora não tão serio quanto antes, já que o punk rock eh mais agitado e com as notas mais simples e o metal tem as notas mais bem elaboradas e mais dificeis, mas essa diferença e agrecividade acontecia mais por volta da decada de 80, hoje em dia já é diferente, todos sentam e conversam sobre assuntos bem abrangentes como o rock.
Clubber termo em inglês, atribuído a pessoas que freqüentam danceterias (os clubs em inglês) e fazem parte de uma tribo ou grupo de amigos que assiduamente vão a clubes similares, nestas são tocados os subgêneros de e-music como: House, Techno, Trip-hop, Jungle, Underground, Drum and Bass e Trance.
O termo não define nada que tenha algum estilo de roupa, acessórios, cor do cabelo, etc. Ou seja, uma pessoa que usa cabelo roxo não é necessariamente um clubber e, analogicamente, uma pessoa de camisa pólo pode ser um clubber.
Ser clubber é defender a originalidade, é ser criativo, infantil, amigo de todos, nunca são totalmente livres, estão sempre em processo de libertação, libertar de padrões impostos pela mídia.
Porém, em geral se vestem de maneira extravagante, criativa e original, blusas, saias, calças e tênis super coloridas, geralmente cores ácidas. O seu armário é geralmente 50% verniz, maquiagens que brilham no escuro, estrelinhas, glitter, glimmer, sombras coloridas, piercings, tatuagens tribais, cabelos estranhos que variam de verde-limão a rosa-choque.

              
 

 



0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Quem sou eu

Minha foto
Oi, sou Fernanda Abdon! Criei esse blog sem saber ao certo onde ele ia me levar e que rumo ia seguir, acabou virando um ''portal'' de informações com diversos temas que estão presentes a todo tempo e despertam curiosidade entre as pessoas. Espero que gostem!